O termo estresse é definido como um conjunto de reações psicológicas ou fisiológicas que alteram o organismo, que tenta se adaptar as mudanças que surgem no dia a dia. É também considerado um desequilíbrio físico e mental podendo ter dois efeitos: o negativo e o positivo.
O positivo é o eustresse e o negativo o distresse. Tanto um como o outro não causam reações fisiológicas similares como pés e mãos frios, aumento da pressão arterial e batimentos cardíacos, da tensão muscular, etc.
Segundo o médico austríaco Dr. Hand Selye, criador da teoria do estresse, ele não é considerado uma coisa ruim, depende de como você lida com ele. Às vezes nos frustramos em algum plano ou acontecem situações inesperadas, assim o organismo libera hormônios que nos auxiliam a sobreviver em alguma situação de perigo, tanto para uma luta mais acirrada, quanto para uma fuga rápida.
Com o passar do tempo, vamos debilitando nossa saúde, provocando alguns efeitos colaterais. Como por exemplo, se imaginarmos uma situação de perigo, o nosso pensamento emite um alarme e gera o estresse.
No sentido emocional, o momento de extrema fragilidade, pois a pessoa estressada não consegue enfrentar nenhuma situação.
3 Fases Fisiolóficas do Estresse
Existem 3 fases fisiológicas do estresse: reação de alarme, adaptação ou resistência e exaustão orgânica.
1a fase – alarme: ocorre quando nos sentimos ameaçados, não controlamos o próprio corpo.
2a fase – adaptação ou resistência: o corpo tentando se adaptar as tensões, se equilibrar.
3a fase – exaustão: esgotam-se as reservas de energia do corpo com comprometimento físico. Nesta fase, a pessoa pode entrar em depressão.
Diferença entre Estresse e Depressão
A diferença entre estresse e depressão se baseia na permanência ou falta de interesse em diferentes áreas da vida.
Na depressão, a pessoa fica desmotivada, evita participar de alguns eventos.
No estresse, a pessoa ainda consegue participar de algumas atividades, consegue viajar, sair para passear, etc. Embora esteja sem energia, consegue executar algumas coisas, tem vontade. O paciente com depressão, não sente.
O estresse é uma doença que atinge também os familiares, vivam as incertezas de melhora do doente.
É preciso resgatar a confiança em si mesmo e através da Hipnoterapia conseguimos um relaxamento no organismo, com a liberação da endorfina (hormônio do prazer) que tenta equilibrar a descarga da adrenalina provocado pelo estresse, restabelecendo o equilíbrio do organismo, melhorando o sistema imunológico, dificultando o aparecimento de outras doenças.
Com a Hipnose você irá acessar seu conteúdo emocional e trabalhá-lo positivamente.
Você está com dificuldade de relaxar? Está sentindo que o estresse está tomando conta do seu corpo?
Venha falar comigo. Marque uma consulta.
Estou à sua disposição.