Você sabia que a culpa é um sentimento?
Ela está ligada ao sentimento de responsabilidade e quando não o cumprimos, poderemos entrar num ciclo de negatividade e até paralisar nossa vida.
Para Freud, “a culpa é um sinal de que a pessoa começou a assumir a responsabilidade por si mesmo, por seus sentimentos e conflitos e por decisões difíceis de que ela tenha de tomar”.
Já para Carl Jung, ” o desenvolvimento e crescimento só ocorrem quando somos capazes de reconhecer e tentar retificar nossas transgressões”.
A culpa se torna uma ligação entre mãe e filho, desde a gestação, pois os sentimentos e emoções são registrados ao bebê, e ele passa a sentir a culpa pela dor que está causando em sua mãe e, durante a sua vida, esse sentimento aumenta e afeta a sua vida na idade adulta, causando muita dor.
Na infância quando erramos, sentimos a culpa e a vergonha e as levamos à idade adulta, sentindo insegurança. A pessoa se sente incapaz de iniciar suas tarefas, dificuldade de tomar decisões, se acham incompetente. Ela não é uma doença, mas pode gerar depressão, ficando com sentimento de negatividade e pode manifestar situações paralisantes.
A culpa atinge pessoas que tem delírio de grandeza e querem ser perfeitas.
Não conseguem admitir seus erros, precisam estar sempre certos, surgindo após um arrependimento.
Como a culpa surge?
- do fracasso (da nossa imagem)
- da visão religiosa (nos sentimos pecadores)
- reação de luto (por não ter feito nada), etc…
O sentimento de culpa em excesso, é tão pesado, que não conseguimos aprender como o julgamos errado, e voltamos a repetí-lo. Esse excesso, pode também acompanhar, uma sensação de aumento de peso.
Ela se torna positiva quando a pessoa entende seus limites e reconhece seus valores.
Encontre a força e a confiança para eliminar o sentimento de culpa, adquirido ao longo de sua vida, descobrindo o seu próprio valor, através da Hipnoterapia.
Espero que tenha sido esclarecedor.
Agende uma consulta e conte comigo.